Especialidades

Psicoterapia

O que é: A psicoterapia é uma abordagem de tratamento de problemas de saúde mental por meio da conversação com um psicólogo.

Como funciona: É estabelecido um contrato ente paciente e psicólogo para terem sessões semanais de 50 minutos de psicoterapia (presencial ou por videoconferência). É estabelecido um compromisso de sigilo absoluto por parte do psicoterapeuta, conforme ética profissional.

Objetivo:  A psicoterapia torna-se um espaço de acolhimento e segurança onde o cliente sente-se à vontade para trazer suas demandas mais íntimas em função de rever seus conceitos e ressignificar suas angústias e sofrimento emocional.

Benefícios: os resultados da psicoterapia são de saúde emocional e bem-estar, trazendo inúmeras vantagens, tais como: Autoconhecimento, Melhora das relações interpessoais, Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento, Identificação de padrões de pensamento, Gestão de transtornos mentais, Empoderamento, dentre outros.


Agende uma consulta

Depressão

O que é: É um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente, perda de interesse ou prazer e dificuldades em realizar atividades do dia a dia.
Principais sintomas: Perda da motivação e do prazer pela vida, tristeza persistente, isolamento, sentimento de menos valia, inutilidade, vazio, cansaço extremo, alterações no sono e apetite, dificuldades de concentração, pensamentos negativos e ideação suicida.

Principais formas de abordagem: Psicoterapia, técnicas de manejo emocional e, em alguns casos, suporte psiquiátrico com medicações antidepressivas.


Agende uma consulta

Ansiedade

O que é: A ansiedade é caracterizada por preocupação excessiva e constante, mesmo em situações rotineiras ou sem motivo aparente.
Principais sintomas: Inquietação, dificuldade para relaxar, insônia, cansaço, irritabilidade, dores de cabeça e sensação de aperto no peito. Crises eventuais de ansiedade com falta de ar, sensação de desespero, coração acelerado, dentre outras.
Principais formas de abordagem: Psicoterapia, técnicas de relaxamento, mindfulness e, quando necessário, intervenção psiquiátrica.


Agende uma consulta

Estresse

O que é: Estresse é esgotamento físico e mental, é uma resposta psicológica e fisiológica comum a situações desafiadoras e/ou exigentes que, eventualmente excedem a capacidade de enfrentamento. Pode ser agudo ou crônico.
Principais sintomas: Tensão muscular, ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga, alterações de humor e dificuldade de concentração, dentre outros.
Principais formas de abordagem: Psicoterapia focada em estratégias de enfrentamento, técnicas de respiração, mudanças de hábitos, organização de prioridades e manejo do tempo.


Agende uma consulta

Síndrome de Burnout

O que é: Estado de exaustão física e emocional causado por estresse crônico relacionado ao trabalho.

Principais sintomas: Cansaço extremo, sensação de incapacidade, exaustão emocional, falta de realização pessoal, irritabilidade, problemas gastrointestinais, aumento da pressão arterial, dores musculares.
Principais formas de abordagem: Terapia individual para reconstrução da autoestima, técnicas de relaxamento e estratégias para equilíbrio entre vida pessoal e profissional.


Agende uma consulta

Transtorno Bipolar

O que é: É um transtorno que causa mudanças incomuns no humor, na energia, nos níveis de atividade e na capacidade de realizar tarefas do dia a dia. Acontece uma alternância entre períodos de euforia ou energia extrema (mania ou hipomania) com períodos de tristeza profunda e desinteresse (depressão).

Principais sintomas: Alterações de humor, impulsividade, pensamentos acelerados e confusos, períodos de abatimento e prostração, dificuldade para dormir, baixa autoestima, dentre outros.

Principais formas de abordagem: Psicoterapia, educação emocional, técnicas de regulação de humor e tratamento medicamentoso.


Agende uma consulta

Transtornos Depressivos

O que é: Os diversos transtornos depressivos são distintos, mas todos têm o aspecto do humor deprimido como característica principal. De acordo com o DSM-5 são eles: Transtorno depressivo maior (depressão maior); Transtorno depressivo persistente (distimia); Depressão melancólica ou endógena; Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM); Depressão com sintomas psicóticos, dentre outros. Eles afetam o estado emocional, causando abatimento e oscilações no humor e uma diversidade outros comprometimentos.

Principais sintomas: Episódios de tristeza profunda, irritabilidade, dificuldade em manter estabilidade emocional, sensação de menos valia, tendência ao isolamento, desmotivação, alterações no sono e no apetite, ideação suicida, dentre outros.

Principais formas de abordagem: Psicoterapia para diagnóstico e aplicação de técnicas específicas de autorregulação emocional e tratamento combinado com medicamentos, se necessário.


Agende uma consulta

Autoestima/Baixa autoestima

O que é:  A autoestima influencia diretamente no bem-estar emocional e na maneira de lidar com desafios. A baixa autoestima é a dificuldade de perceber o próprio valor e ter uma visão negativa de si mesmo. Pessoas com baixa autoestima podem se sentir inadequadas, incapazes e inseguras. O que, muitas vezes, torna-se uma barreira para o sucesso profissional e realização pessoal.
Principais sintomas: Na baixa autoestima surgem sentimentos de inferioridade, autocrítica excessiva, insegurança, dificuldade em tomar decisões e medo da rejeição.
Principais formas de abordagem: Terapia centrada no fortalecimento do autoconhecimento, reestruturação cognitiva e técnicas de empoderamento pessoal.


Agende uma consulta

Distimia

O que é: Tipo crônico de depressão leve, com sintomas persistentes ao longo dos anos, afetando o humor e a qualidade de vida.
Principais sintomas: Tristeza contínua, falta de energia, pessimismo, baixa autoestima e desinteresse em atividades diárias.
Principais formas de abordagem: Psicoterapia regular, como TCC ou terapia interpessoal, e, em alguns casos, suporte medicamentoso.


Agende uma consulta

Fobias

O que é: As fobias são caracterizadas por um medo descomunal, e persistente a uma situação, atividade ou objeto específico, tendem a causar sofrimento intenso e comprometer o dia a dia. 

Principais sintomas: Medo e ansiedade intensos, palpitações, suor, falta de ar, ataques de pânico, evitação do objeto, lugar ou situação temida.

Formas de abordar: Terapia psicológica, dessensibilizarão sistemática e técnicas de enfrentamento.


Agende uma consulta

Transtornos de Ansiedade

O que é: Os transtornos de ansiedade são diversos, com características específicas. De acordo com o DSM-5 temos: TP – Transtorno de Pânico; TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo; TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada; TEPT – Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Transtorno de Ansiedade Social; Agorafobia, dentre outros.

Principais sintomas: Calafrios, suor e tremores, taquicardia e dores no peito, respiração acelerada e falta de ar boca seca, braços dormentes, náuseas e diarreia, problemas digestivos.

Formas de abordar:  Acompanhamento psicológico.


Agende uma consulta

Transtorno de Personalidade Borderline

O que é: Esse transtorno ocorre predominantemente em mulheres (75% dos casos) e se caracteriza por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade.

Principais sintomas: Pessoas com esse transtorno têm dificuldades nas relações sociais; temem a sensação de abandono e fazem esforços frenéticos para não ficar sozinhas.  Eventualmente geram crises como automutilação e até ideação suicida, de tal forma que levam os outros a resgatá-los e cuidar deles.

Principais formas de abordagem: A psicoterapia busca avaliar as bases da personalidade e fortalecer o autoconceito e autoimagem. Em alguns casos, se faz necessária a intervenção medicamentosa com antidepressivos.


Agende uma consulta